A Estrada de Ferro do Corcovado foi a primeira ferrovia eletrificada do Brasil. Inaugurada em 1884 por D. Pedro II, é mais antiga do que o próprio monumento do Cristo Redentor. Aliás, foi o trem que, durante quatro anos consecutivos, transportou as peças do monumento.
Na época o trem a vapor foi considerado um milagre da engenharia. Mas, em 1910, os trens foram substituídos por máquinas elétricas e mais recentemente, em 1979, quando a Esfeco assumiu o controle da ferrovia, foram trazidos da suíça modelos mais modernos e seguros.
O cartão postal carioca teve sua pedra fundamental lançada em 1922 e a inauguração em 12 de outubro de 1931. O Cristo Redentor, símbolo da Cidade do Rio de Janeiro, foi eleito como uma das Sete Novas Maravilhas do Mundo Moderno.
O Parque Nacional da Tijuca possui recantos e atrativos históricos que merecem ser visitados, como: o Barracão, a Gruta Paulo e Virgínia, o Lago das Fadas, a Vista Chinesa e o Açude da Solidão, pontos frequentados por famílias inteiras nos fins de semana.
Tudo tem início na locomotiva elétrica, centenária e duas vezes ambientalmente correta. Não polui e atravessa a mata atlântica preservada, pertencente ao Parque Nacional da Tijuca.
Aos pés do Cristo Redentor, uma das Sete Novas Maravilhas Do Mundo Moderno, a vista mais bonita da cidade, mostrando do alto o que o Rio de Janeiro tem de mais especial.